Preparações com Bacalhau para Páscoa
Aula Temática - 3h
Conheça o Curso
O bacalhau aportou no Brasil junto com os primeiros portugueses, mas só com a vinda da família real para cá, em 1808, é que ele foi incorporado aos hábitos alimentares brasileiros. De 1808 até a Segunda Guerra, o bacalhau era um produto relativamente barato (mesmo sendo importado da Noruega) e fazia parte até da dieta da população de menor poder aquisitivo. Pratos à base do peixe eram consumidos à farta nas sextas-feiras, nos dias santos e nas festas familiares. Mas com a Segunda Guerra veio a escassez de comida na Europa, e o preço do bacalhau foi às alturas, restringindo o consumo popular. O peixe virou artigo de luxo, e passou a frequentar as mesas brasileiras somente no Natal e na Páscoa, as principais festas cristãs.
Aliás, a religião é o motivo pelo qual o bacalhau se transformou em tradição na Páscoa. Durante a Idade Média, a Igreja Católica obrigava seus fiéis a jejuar e a excluir de suas dietas carnes consideradas quentes. O número de dias de abstinência era grande e não ficava restrito somente à Quaresma, o período de 46 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa. O consumo do bacalhau, uma carne fria, era incentivado nesses dias de abstinência. Os portugueses, católicos e amantes do bacalhau, eram os maiores consumidores. O hábito do bacalhau nos dias de jejum veio para o Brasil com os portugueses. Ao longo dos anos, porém, o rigor do calendário de jejum católico se perdeu, mas nas datas mais expressivas da religião – Natal (Nascimento de Cristo) e Páscoa (Ressurreição de Cristo) - o hábito de comer bacalhau ainda persiste.
Venha participar dessa deliciosa aula e aprenda receitas saborosas e diversificadas com esse ingrediente marcante.
Na EGRP, ao final das aulas, os preparos são servidos em um jantar harmonizado.
Você não pode perder!!!
Receitas
- sob consulta
Requisitos
-
Não há requisitos
Informações
Tipo: Aula Temática
Carga Horário: 3h
Data: 12/04/2019
Horário: 19h as 22h
Investimento: sob consulta
Vagas: 12
Dúvidas?
Entre em contato conosco:
(16) 3289-6049
(16) 98138-1711 (whatsapp)
Informações Importantes
-
Nos reservamos a fechar turmas com no mínimo de 6 alunos e máximo de 12, salvo aulas corporativas, confrarias de amigos e pedidos especiais.
-
Por trabalharmos com vagas limitadas os pagamentos devem ser realizados antecipadamente.
-
Em caso de falta, o aluno deve avisar com antecedência de 24h para restituição ou reposição de aula, após esse período não haverá restituição do valor pago nem reposição de aula.
-
Caso o aluno já tenha pago por uma aula que não venha a fechar turma, o mesmo pode optar por fazer outra aula ou receber restituição integral do valor.